17:12 | Caratinga, 30 de novembro de 2020

  • Instagram
  • Facebook

Navegando em: Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

O que é uma cooperativa de crédito?

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados. O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros (aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, etc), desenvolvendo o espírito de cooperação e ajuda mútua.

As cooperativas de crédito só podem ser formadas por empregados de empresas?

Não. As cooperativas também podem ser formadas por pessoas de uma determinada profissão ou atividade; agricultores; pequenos e microempresários e microempreendedores. Além disso, existem cooperativas de crédito de livre admissão de associados, nas quais coexistem grupos de associados de diversas origens e atividades econômicas.

Quais são as vantagens da constituição de uma cooperativa de crédito?

Dirigida e controlada pelos associados; A assembléia de associados é quem decide sobre o planejamento; Atendimento personalizado; O crédito é concedido em prazos e condições mais adequados; Os associados podem se beneficiar com o retorno de eventuais sobras ou excedentes.

A cooperativa de crédito pode fornecer talão de cheque?

Sim. A cooperativa é obrigada a fornecer, a critério do cliente, talão de cheques ou cartão magnético ao associado que mantenha conta de depósito à vista na instituição. Se a opção for talão de cheques, deverá ser fornecido um talonário por mês, gratuitamente, desde que o nome do cliente não esteja incluído no CCF e sejam atendidas as condições estipuladas na ficha-proposta de abertura da conta. A ficha-proposta, obrigatória na abertura de conta de depósito, é necessária para a completa identificação do depositante e deve ser preenchida com os dados pessoais do associado, que deverão ser mantidos atualizados pela instituição financeira.

Posso obter um empréstimo em uma cooperativa de crédito?

Sim. As cooperativas de crédito podem oferecer praticamente todos os serviços e produtos financeiros disponibilizados pelos bancos, desde que os clientes sejam seus associados. Para ser associado é necessária a integralização de uma cota do capital da cooperativa.

Uma pessoa jurídica pode participar de uma cooperativa de crédito?

Sim. As pessoas jurídicas podem figurar como associadas nas cooperativas de crédito, desde que sejam observadas as regras de admissão específicas para cada tipo de cooperativa, com relação à origem e atividade econômica.

SICOOB Credileste

Av. Olegário Maciel, 110, Centro,
Caratinga/MG - CEP: 35300-365

R. Francisco Alfeu de Oliveira, 102, Centro,
Iapu/MG - CEP: 35190-000

R. Aminta Campos, 32, Centro,
Manhuaçu/MG - CEP:36900-058

Telefones

(33) 3321 - 3710 (em Caratinga)
(33) 3355 - 1421 (em Iapu)
(33) 99944-7606 (em Manhuaçu)

Auto Atendimento

06h às 22h todos os dias

Funcionamento

11h às 16h em dias úteis (em Caratinga)
10h às 15h em dias úteis (em Iapu)
10h às 16h em dias úteis (em Manhuaçu)

Ouvidoria

0800 725 0996
0800 940 0458 (Deficientes Auditivos ou de Fala)

Canal de comunicação de indícios de ilicitude
https://www.sicoob.com.br/sdmcr/home/informacao.asp

©2020 - Todos os Direitos Reservados - SICOOB Credileste - Caratinga/MG